A Cirurgia

O que é cirurgia de cabeça e pescoço?

A cirurgia de cabeça e pescoço é uma especialidade cirúrgica que trata principalmente dos tumores benignos e malignos da região da face, fossas nasais, seios paranasais, boca, faringe, laringe, tireoide, glândulas salivares, dos tecidos moles do pescoço, da paratireoide e tumores do couro cabeludo.A área de trabalho do cirurgião de cabeça e pescoço não abrange os tumores ou doenças do cérebro e outras áreas do sistema nervoso central nem as da coluna cervical.
A especialidade é regulamentada e reconhecida pela associação médica brasileira e possui uma área de atuação (subespecialidade) denominada cirurgia crânio-maxilo-facial, que trata especificamente das doenças do esqueleto crânio-facial.
Dentre os procedimentos diagnósticos realizados pelo cirurgião de cabeça e pescoço destacamos a faringolaringoscopia, realizada para examinar, avaliar e, eventualmente biopsiar, lesões da laringe e faringe.
Dentre as cirurgias mais comumente realizadas pela especialidade podemos citar as tireoidectomias, traqueostomias, cirurgias de glândulas salivares (parótida, submandibular), tumores da boca e da laringe.
A formação do cirurgião de cabeça e pescoço é realizada nos centros formadores e tem duração de dois anos, com pré-requisito de formação em cirurgia geral, conforme a normatização da comissão nacional de residência médica. (retirado do site da sbccp)

O que tratamos:

Patologias cirúrgicas da Glândula Tireoide incluído doenças benignas e o câncer da tireoide

Tratamento Cirúrgico das Glândulas Paratireoides

Tratamento cirúrgico do câncer de pele melanoma e não melanoma

Câncer de Laringe, microcirurgia de laringe, hipofaringe, orofaringe

Tratamento do câncer de lábio e boca

Tumores benignos e malignos do pescoço

Tumores da cavidade nasal e seios paranasais

Tumores da órbita (cavidade que contém o globo ocular)

Mal formações congênitas do pescoço como cisto tireoglosso, cisto branquial, linfangiomas, hemangiomas.

Tumores com extensão para a base do crânio.